VI Semana de Geologia do ES
VIII Semana de Estudos Geológicos da UFES
SEGEO
2019
17 A 20 DE SETEMBRO DE 2019
SEGEO
O objetivo geral do evento é a integração entre discentes, docentes e profissionais que atuam na área das Geociências no estado do Espírito Santo e no Brasil, por meio do compartilhamento de conhecimentos acadêmicos e experiências profissionais.
Minicursos
CARTOGRAFIA PARA GEOLOGIA
Tectus Jr.
Sem Pré-requisito.
Aplicado pela empresa júnior de geologia da UFES, Geologia na Prática é uma abordagem simples e direta, feita por alunos para alunos, das técnicas utilizadas nas atividades de campo. Os participantes deste minicurso desfrutarão de uma visão de técnicas de cartografia para o geoprocessamento.
Apenas 30 vagas.
ANÁLISE DE PROVENIÊNCIA SEDIMENTAR: APLICAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS ANALÍTICAS
Alice Fernanda de Oliveira Costa
Co-requisito desejado: sedimentologia.
A doutora na área de Evolução Crustal e Recursos Naturais com foco em Estratigrafia e Proveniência Sedimentar de unidades pré-cambrianas, passará seus conhecimentos da aplicação de métodos e técnicas analíticas. A análise da proveniência sedimentar é uma ferramenta crescentemente utilizada na análise de bacias e particularmente na exploração de reservatórios de hidrocarbonetos, permitindo identificar a composição mineralógica e litológica das áreas-fonte, inferir sua localização geográfica, clima e relevo, determinar as principais rotas de distribuição das areias, e estimar a distância e tempo de transporte.
Apenas 15 vagas
SISTEMA LOW FLOW E COLETA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA
Neimar Almeida Sá Pedro
Co-requisito desejado: hidrogeologia
Neimar, Key Account Manager da Clean Environment Brazil passará as técnicas que aplica em sua empresa.
A amostragem por meio do procedimento de baixa vazão realizada pelo controle da vazão e rebaixamento do nível d’água durante a purga para coleta de amostras, tendo o controle feito através da utilização de uma sonda elétrica para medição contínua do nível d’água, garantindo a estabilização do nível e a representatividade da amostra. A amostragem pelo Sistema Low Flow apresenta menor possibilidade de contaminação e uma amostra mais representativa do aqüífero.
Apenas 25 vagas
MICROANÁLISES APLICADAS ÀS GEOCIÊNCIAS (MEV, MICROSSONDA E RAMAM)
Débora Vasconcelos de Oliveira e Rodson de Abreu Marques
Pré-requisto desejado: Geoquímica.
A mestre Débora, atual técnica da UFOP trabalhando com MEV, pasarrá as aplicações deste equipamento. O MEV é um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. Devido à maneira com que as imagens são criadas, imagens de MEV têm uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial da amostra. Além de avaliar os aspectos topográficos, essa técnica também é útil para verificar a composição e outras características do material que compõem as amostras.
O Dr. Rodson atua na área de cristalografia, mineralogia, petrologia magmática, petrologia metamórfica e ensino em geociências. É referência na UFES nos assuntos de microanálises.
Apenas 25 vagas
NOÇÕES SOBRE METODOLOGIA UTILIZADAS PARA CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS COM ÊNFASE EM COLETA E PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS (LAMINAÇÃO, FRX, DRX E GEOCRONOLOGIA)
Eduardo B. Duarte, Lucas P. Gouvêa, Marilane G. de Melo e Tamires C. Velasco
Sem Pré-requisito.
Estes três renomados cientistas da geociência passarão a melhor abordagem dos métodos e técnicas utilizados para investigações geológicas, destes a coleta e preparação de amostras de rochas.
Apenas 15 vagas
AEROLEVANTAMENTO COM VANT
ACGEO
Co-requisito desejado: Geomática II
A ACGEO - Associação Capixaba de Geólogos, disponibilizará excelentes profissionais do Espírito Santo para passarem seus conhecimentos sobre a utilização de drones em aerolevantamentos.
O participante deve utilizar o própri computador.
Apenas 10 vagas.
Programação
Envio de Trabalhos
INTRODUÇÃO
• Serão aceitos Resumos Simples, de uma página.
• Cada incrito no evento pode submeter até dois resumos como primeiro autor
• Cada trabalho poderá ter até 7 (sete) autores.
• Tendo em vista a necessidade de uniformizar ao máximo possível o aspecto gráfico, todos os trabalhos deverão ser elaborados segundo as normas apresentadas a seguir.
• O envio do artigo será feito através do sistema eletrônico em arquivo de formato PDF, portanto não será feito qualquer trabalho de edição no arquivo submetido. O atendimento às normas é de responsabilidade dos autores, podendo a Comissão Científica recusar trabalhos fora das normas.
• Logo após a data limite para o envio dos artigos, os mesmos serão encaminhados a um revisor que poderá aprovar ou recusar o artigo de acordo com avaliação da qualidade científica e atendimento às normas.
• A forma de apresentação será em painel, e o autor receberá o comunicado da aceitação do artigo e poderá desistir de apresentar e publicar.
REQUISITOS GERAIS
• O conteúdo do artigo deverá ser organizado com a seguinte sequência:
- Título do trabalho;
- nome(s) do(s) autor(es), cargo e abaixo a entidade de filiação e e-mail;
- resumo;
• Os resumos devem ter no máximo uma página com no mínimo 300 e no máximo 500 palavras.
• Não serão aceitos trabalhos de caráter comercial, nem o uso de logotipos de empresas.
• Serão aceitos trabalhos em Português, Inglês e Espanhol.
CONFIGURAÇÃO E FORMATAÇÃO (modelo abaixo)
• Tamanho A4
• Estilo de tipo: Times New Roman
• Tamanho de tipo: 11 pontos
• Espaçamento Simples
• Alinhamento Justificado
• Margens Superior e inferior: 2,0 cm
• Margens laterais: 2,0 cm
DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS:
28/08/2019
Comissão organizadora
Anne Carneiro da Costa Brumatti
Daniela de Fatima C. Teixeira
Franciane Babiski Santos
Helen Dias Santos
Gabriel Gomes da Silva
Heitor de Freitas Valle
Leticia Garcia Dagostim
Lílian Trindade Hubner
Luma Pimentel Ribeiro
Marcus Vinicius Dutra de Magalhães
Sâmara Veiga dos Reis
Thaís Junqueira de Almeida
Caroline Cibele Vieira Soares
Professora orientadora. Possui graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto (2013).
Realização
Apoio:
Patrocinadores:
Local
O evento acontecerá no campus da Universidade do Espirito Santo (UFES) da cidade de Alegre ES.
A Semana de Estudos Geológicos da UFES (SEGEO/UFES) é um evento anual organizado pelos estudantes do curso de graduação em Geologia sob a coordenação de um professor do Departamento de Geologia da UFES desde 2011 e passou a ocorrer concomitantemente com a Semana de Estudos Geológicos do Estado do Espírito Santo (SEGES) a partir de 2013.